15.6.10

Liberdade de verdade

" Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1: 25-27

Hoje eu estava dirigindo sobre uma estrada de terra, aqui perto do acampamento onde eu trabalho, e, quando olhei para o céu, logo acima de mim, cerca de uns 12m de altura, estava voando um pequeno gavião. Tão lindo e sereno era o seu voo que quase me fez bater o quadriciclo em que eu dirigia, tanto era a minha atenção sobre o gozo dessa criatura.

Ele voava com tanta serenidade, tão calmo e livre, que, parecia que o vento, outrora meu inimigo em inúmeras ocasioes, lhe abrigava em seu colo, fazendo-o voar sem o menor esforco, nem tão rapido, nem tão veloz. Livre.

Isso me fez pensar sobre a liberdade.

Pensei eu: O que seria Liberdade? Ser livre seria não ter correntes que te prendem em uma cadeia? Seria não precisar mais trabalhar? Seria poder xingar o governo do seu país e participar do culto da religião em que crê? E o mais importante (que pula nas mentes masculinas), seria poder casar com quantas mulheres quisesse?

Não. A liberdade não é algo tao efêmero assim. Penso eu.

Creio que há algo a mais nisto tudo.

Imagino que ser livre é poder ir e vir, mas também poder escolher não ir, ou nunca mais vir. Ou simplesmente ficar onde se esta. Se quiser. Ser livre significa PODER ser escravo, e não TER que ser escravo. Imagino que a liberdade seja o direito de poder escolher entre ser bom ou mal, decretado por Genesis 2.

Liberdade é poder SOFRER as consequencias de ser o que eh e fazer o que se faz, e se arrepender disso, quando necessario. Nao é livre aquele que comete erros e não se arrepende, pois nada aprendeu e se tornou escravo do seu erro. Mas tambem nao é livre aquele que acerta e não reconhece o acerto, pelo mesmo motivo anteriormente citado. Ele se torna escravo do seu acerto, e não sabe o que faz. Apenas faz.

Por isso é tão importante saber aproveitar a liberdade a qual nos foi dada, de graca, duas vezes, uma antes da queda,e a outra, agora reconquistada (para todos aqueles que a quiserem), há 2000 anos atras. Saiba ser livre. Livre para amar e livre para viver. Viver o que o Senhor planejou na tua vida, pois não havera liberdade maior do que a servidao ao AMOR.

É livre aquele que sabe o porque prega a palavra e aquele que sabe o porque ouve a palavra. Aquele que sabe o que esta lendo na bíblia.É livre aquele que ora e ouve, aquele que lê e entende. Aquele que vê e pode escolher crer. É livre aquele que cultua porque quer, e não porque deve. É livre aquele que evolui na palavra aos passos que o Senhor lhe deu de andar, e não nos passos que lhe são impostos. Somente é livre aquele que já experimentou o poder da escolha. Não há liberdade quando não há escolha. Somente é livre aquele que tem o direito de querer nao o ser.


Será que é por isso que o Senhor inspirou homens a escrever a biblia? Pois o que eu creio, é que a nossa imagem e semelhanca com o Pai nao vem da casca, e sim do interior, o amor.

Paz, fé.
Que você seja LIVRE, em nome de Jesus.
Amém.


Nenhum comentário: