4.11.10

Habacuque 3:18

" Tu {com} os teus cavalos marchaste pelo mar, pela massa de grandes águas. Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angústia, quando ele vier contra o povo {que} nos destruirá. Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor {é} minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)” Habacuque 3: 15- 20 - versão Almeida Revista e Corrigida de 1969.

Eu estava meditando agora a pouco sobre este texto na minha privada leitura matinal, perto do chuveiro, sabe? E, enquanto eu lia este pequeno trecho, eu lembrava de algumas coisas que me ocorreram ultimamente: “Oras Senhor, eu tenho que realmente voltar à Ti, de uma vez por todas. Eu não posso manter essa vida de podridão e miseria espiritual só por que me encontro sozinho neste lugar. Me sinto sujo e ha muito tempo longe de Ti”. Sim, há muito tempo, possivelmente uma semana... Um dia para o Senhor é como mil anos! Imaginem 7 dias!!!!

Enquanto eu orava dessa forma, eu lia Habakkuk (é assim na King James, hehehe) e eu entrei em choque.
Sabe, quando escutamos Kleber Lucas, Diante do Trono, Fernandinho (nossa, Fernandinho!), todos eles cantando essa passagem, nós nos alegramos, sentimos uma nova força. Tambem, pudera, esse texto tem uma das frases de efeito mais poderosas que eu conheço: Mesmo que tudo dê errado, estará tudo bem, pois eu me alegro no Senhor.

Ponto final.

Todos já sabemos disso, todos nós já compreendemos isso uma vez. Poderia parar de escrever sobre isso justamente agora. Mas, existe um pequeno ponto onde eu gostaria de tocar: O PONTO DE VISTA DO PROFETA, QUANDO ELE ESCREVEU ESSA PASSAGEM. Tente entender, o Habakkuk estava tendo um oráculo sobre muitas coisas, principalmente sobre esta nação que viria e arrasaria com ele (e com o Povo de Israel). No final no livro, capítulo 3, ele faz uma oração ao Senhor, cujo final é justamente a famosa parte já anteriormente citada. Mas, enquanto Habakkuk ora, ele começa a ter uma visão (3: 2), e, é justamente em cima desta visão que ele ora.

Imagine voce, durante uma oração, em que voce deseja pedir ao Senhor “Pai, por favor, me proteja quando estas coisas acontecerem comigo”, e então, o Espírito começa a te revelar que, coisas piores ainda acontecerão, e, não somente isso, o mesmo Espírito ainda te mostra cada detalhe que acontecerá com voce, como se voce pudesse ver o seu futuro. E então, no final disso, tomado de provavel desespero, de tremendo medo, voce termina a sua oração da seguinte forma: “Pai, eu te vejo vindo sobre as águas, com o seu exército (cavalos) vindo em minha direção. Sinto medo, sei que a guerra virá. Te vejo e tremo. Sei que é possivel que tudo o que eu conheço como bom possa sumir, toda a diversão que eu tenha possa acabar, meu sustento, meus anseios, minha prosperidade poderá ter fim neste dia, mas, sabe de uma coisa, eu buscarei em Ti esta alegria que fugirá de mim neste dia. Sei que o Senhor me fará vencer no final, e, me auxiliará.”

É fácil cantar e declarar que o Senhor é a sua alegria no dia da angustia enquanto se vive a prosperidade. Mas, só se diz isso com “verdade” quando, no dia em que voce deveria receber uma promoção, voce é despedido; no dia em que deveria ser pago, voce contrai uma dívida; no dia em que voce queria sair com a família para jantar e comemorar seu aniversário, voce vai à SICRED fazer um emprestimo para comprar o almoço. Bom, não precisa ser tão dramatico assim, mas, é neste dia, em que tudo que era para dar certo dá errado, e, ainda assim, voce se alegra. Não porque é bobo, ou louco, ou coisa assim, mas porque o Senhor é a sua alegria.

A nossa busca deve ser cumprir a Obra, mas, os nossos suprimentos devem vir do Senhor. Nosso alimento, nossa alegria, nossa força, nosso descanço, nossa vitória (e até a derrota, sabe?). Tudo deve vir do Senhor. Porque de fato, vem, ainda que “da parte” d’Ele.

Há ainda um pouco de tempo para se compreender isso.

Paz, fé.

“Todavia eu me alegrarei no SENHOR” Habacuque 3:18

Luiz Alfredo Noronha Perin


Nenhum comentário: