21.3.11

Tempo

“Deite-se então sobre o seu lado esquerdo e sobre você ponha a iniqüidade da nação de Israel. Você terá que carregar a iniqüidade dela durante o número de dias em que estiver deitado sobre o lado esquerdo. Determinei que o número de dias seja equivalente ao número de anos da iniqüidade dela, ou seja, durante trezentos e noventa dias você carregará a iniqüidade da nação de Israel.Terminado esse prazo, deite-se sobre o seu lado direito, e carregue a iniqüidade da nação de Judá, durante quarenta dias, tempo que eu determinei para você, um dia para cada ano. Olhe para o cerco de Jerusalém e, com braço desnudo, profetize contra ela. Vou amarrá-lo com cordas para que você não possa virar-se de lado enquanto não cumprir os dias da sua aflição.” Ezequiel 4: 4 – 8.

Bom, o resumo é este: Se quiser crescer de forma rápida, que aprenda a esperar... Se voce quiser a versão longa, continue lendo, guerreiro.

Agora, imagine-se pedindo para ser usado pelo Senhor. Imaginou? Agora, imagine-se sendo correspondido pelo Senhor na resposta. Conseguiu? Que tremendo né? AGORA IMAGINE QUE O SENHOR RESPONDEU QUE VAI TER QUE DEMORAR UM TEMPINHO ATÉ QUE ALGO DE FATO ACONTEÇA.Hummm, ficou tristinho agora, foi? Pois é, a vida é assim. Não somente a vida, mas os céus e os céus dos céus são assim. Aliás, é mais fácil até debaixo dos céus, de acordo com Eclesiastes 3.

O que importa é que você comece a entender isso: Ezequiel estava todo todo lá ouvindo da parte do Senhor, recebendo d’Ele a profecia sobre (e contra) Israel, o cerco da Babilônia e tudo o mais. Pois então, Ezequiel ouve do Senhor uma coisa: “Olha só Ezequiel, eu quero que você faça uma ação profética. Deita de lado por 390 dias numa maquetezinha que voce vai fazer representando Jerusalém, e, todos esses dias que você dormir do lado esquerdo, você vai carregar a iniquidade de Israel, certo? E, quando isso terminar, eu quero que você deite por mais uns 40 dias, mas agora, do outro lado. Esses 40 dias que você deitar, meu querido, vão representar 40 anos. E ai de você se você se virar para outro lado durante esses dias! Amarre uma corda para que isso não aconteça. Só então, quando tudo isso acabar, voce vai até o muro e profetizará”.

Alguém entendeu o que acabou de acontecer aqui? O Senhor acabou de dizer para Ezequiel que ele tem uma tarefa muito importante a ser completada, mas, que terá que esperar nas sombras, sem fazer nada que possa ser notado por pessoa alguma. E, que aliás, terá que carregar o peso do erro de todo mundo com ele, sem reclamar. E, só no final, fará algo que será notado e digno de honras. Aliás, tem mais.
O Senhor ainda diz à Ezequiel para fazer uma dieta super rígida (Ez 4: 9 – 12), não sei como é que ainda nunca surgiu um tal de Jejum de Ezequiel, mas, enfim, o mais importante desta dieta é isto: “Coma o pão como você comeria um bolo de cevada; asse-o à vista do povo, usando fezes humanas como combustível” – Ezequiel 4: 12.

“Nossa, mas que coisa horrível, nojenta. Não pode ser o Senhor, TEM QUE SER O DIABO”. É, eu concordo que pensaria isso também. Somos tão arrogantes em nossa presunção que demoramos sempre a entender quem é quem e o que é o que. Mas, se voce continuar lendo o próximo versículo, entenderá.

Leia, eu espero... http://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/4


...

...

Pois então, compreende? Tudo que se faz nesta vida, se for por ordem do Senhor, tem um propósito. Ainda que pareça medíocre, ainda que pareça tão pouco, ainda que pareça nojento. É como um amigo meu aqui na Guyana me falou um dia: “Pode ser que você um dia viaje para uma outra nação a mando do Senhor para pregar. E, quando chegar lá, converterá apenas uma pessoa, e esta pessoa apenas. Você se sentirá um fracassado, e pensará que este trabalho foi em vão. Mas, pense comigo: Pode ser que era esta justamente a vontade d’Ele, que voce fosse à este país para converter apenas aquela pessoa. Você pode se sentir triste, mas, o coração de D’us estará completamente satisfeito com isso”.

Lembram-se de Jonas? Lembram-se do final do livro?
Tá, falei e falei um monte, coloquei umas verdades, escondi umas mentiras, mas, o que tudo isso tem a ver com o tempo?
Ah meu querido, tem, e tem muito. TEM MUITO!
Pois, depois de todas essas coisas, depois dos 390 dias dormindo apenas de um lado, e depois de 40 dias dormindo apenas do outro lado, comendo apenas bolinhos de lentilha, tomando água em horas pré-determinadas e cozinhando tudo em fezes humanas (entenda-se esterco), nada de glorioso havia acontecido à Ezequiel, coitado. Sabem porque? PORQUE HAVERIA DE ACONTECER APENAS 40 ANOS DEPOIS! Lembram-se? Tudo isso não passava de uma profecia. Aconteceria ainda.

Pois é, eu tinha planejado escrever sobre o teste do tempo, falar que o Senhor sempre prepara coisas grandes para os que O servem com intensidade mas, que muitas vezes é necessário tempo para que sejam completadas. Falaria que durante toda esta espera o Senhor nos daria mantimento e provisão (Lucas 22: 35 ), e que se continuássemos firmes e fiéis, seríamos participantes da Grande Obra. Mas, parece-me que tudo isso me fugiu do controle, ou será que fui justamente controlado a escrever desta forma?


Bom, no final disto tudo resta apenas entender: estamos prontos a aprender a esperar? Já foi dito que “aquele que quiser ser grande no reino de D’us que seja o menor aqui na Terra”... Se quiser ser servido, que aprenda a servir, se quiser ter, que aprenda a dar, se quiser falar, que aprenda a ouvir... pegou a regra?

Será?

Ps: Eu também pensei em fazer pela primeira vez como as meninas do Blog e escrever uma oração. Mas, sabe... me veio um “espírito” de exortação neste momento. Não coube oração. Perdão...

                                                      @Luiz Alfredo Noronha Perin

5 comentários:

Âniiii disse...

Que bom que não fez a oração... é por isso (também) que o blog se chama aviva VIDA....
vidas diferentes, pensamentos diferentes, direções diferentes...
Uma pra Jonas, outra pra Ezequiel
Uma pra Âniger, outra pro Luiz

Deus te abençoe
Alegre-se o Senhor pela sua vida
Alegrem-se seus amigos (nós) pela sua vida
Alegre-se a Suzaninha (mais e mais) pela sua vida!

luiz alfredo disse...

Há!

EU VI! EU VI!

voce colocou o bibliaonline!

Âniiii disse...

obviosly

luiz alfredo disse...

e eu tenho certeza que google ajudou agora tambem, hehehehhe...

como disse o valadaozinho no pos lá embaixo: É POR ESFORÇO!

Unknown disse...

Benção a palavra kra, que Deus continue te usando cada vez mais.