13.4.11

Aflições

“ Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33.


E NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES.

Começo dizendo que eu sempre admirei certos pastores. Modelei minha vida cristã neles. E quem me disser que isso é errado, NUNCA LEU A BÍBLIA “Sedes meus imitadores, como também eu de Cristo” – I Cor 11:1. E acontece que é fato, todos nós quando começamos, focamos nossos esforços, nossa busca, nosso modo de orar, pregar, ler, estudar, gritar, não gritar, baseados em um modelo que seguimos. Um pastor, um líder, um irmãozinho que a gente admira muito. O fato é que muitas e muitas vezes esses nossos modelos mudam, para pior.

Eu mesmo estou farto de quebrar a cara com pastores que se venderam, e, por tão pouco. Por líderes que trocaram a dracma perdida por um pedaço de caco, por irmãozinhos “do fogo” que simplismente abandonaram a causa, motivados por... por, sei-lá-o-que, mas, abandonaram.

Mas, o meu foco aqui não é nesses servos que mudaram de senhor, mas sim, numa praga que tem sido inconvenientemente pregada entre o meio cristão, católico ou evangélico (e, acredite, está encontrando raízes no meio cardecista tambem oO), a tal da “Teologia da Prosperidade”.

Olha só como que Jesus começa o versículo do início do post: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz;”, e eu não estou dizendo que aqueles que pregam a PROSPERIDADE não dizem que a conquistaremos fora do Senhor, apenas que, a premissa da afirmação está “Em mim tenhais paz”. E se você buscar paz em um local que não seja O SENHOR JESUS CRISTO, você não a encontrará. Ponto final. Seja prédio de congregação, seja corrente de oração, seja convenção de semi-deus fulano de tal... Se naquele lugar você não buscar a D’us verdadeiramente, e somente a D’us, então, você pode conseguir muitas coisas, menos, paz.

Seguindo o versículo, é dito “no mundo tereis aflições”. Engana-se aquele que acha que depois de convertido, não passará por lutas e provações. As vezes, nem será luta ou provação, apenas o resultado de uma escolha bem ou mal feita. O que importa é que neste mundo, filhos do Pai Altíssimo ou não, sofreremos aflições. Engana-se aquele que pensa que os “grandes” do Novo Testamento não sofreram até o fim. Sofreram porque trabalharam no Reino, e com todo o seu esforço, quiseram conquista-lo. Já foi dito que “Desde os tempos de João Batista até agora, o Reino de D’us é conquistado senão pela força” e, eu gosto da versão católica, que completa assim “E só os violentos se apoderam dele” – Mt 11: 12.

Há um certo esforço a se fazer nesta vida, há uma luta a se travar nesta Terra, há uma guerra a ser vencida, e ela não é contra a carne nem contra o sangue, mas contra principados e potestades, e dominadores deste mundo tenebroso. Temos um alvo a seguir, e ele é Jesus. Como O seguimos, é um assunto pessoal.

Seja o que for, não se deixe levar pelas promessas de prosperidade e riqueza. Não se deixe combater pelas NECESSIDADES de paz e calmaria. Não se sinta bem quando estiver confortável. O maior inimigo do crente convertido é o conforto. Ele vem quando a luta acaba... e você já terminou a sua?

Ps: “mas tende bom animo, pois, eu venci o mundo”

                                          @ Luiz Alfredo Noronha

2 comentários:

sandra disse...

Luiz, como a Teologia da prosperidade está se irraigando dentro das igrejas, digo além, como a teologia da barganha é pregada em nossas igrejas, você tem que servir pra ganhar, você tem que buscar pra achar... sirvir e buscar a Deus e crer q a recompensa é a vida eterna virou resto

Âniiii disse...

"vida eterna virou resto"
triste triste
verdadeiro e triste!
muda-nos Senhor
=/