1.2.11

Não sinta saudades do Egito

Nesses dias tenho refletido sobre o privilégio de conhecer a luz e nela habitar. Estar nos caminhos nos caminhos do Senhor e dizer "graças a Deus por estar aqui". Estar no centro da vontade DEle e ter plena convicção de que não há lugar melhor para se estar.

Tantos e tantos afirmam tais frases, entretanto, no mais fundo da sua mente, olham para trás e sentem saudades daquilo que viveram no passado, das aventuras, das experiências.

Estão sim, lutando para andar em retidão, mas a flexibilidade e a facilidade dos passos no mundo os fazem ficar saudosos. Se sentem "balançados", com uma "queda" pelo passado.

E tal realidade me faz lembrar do percurso que Moisés e o povo de Israel traçou, rumo a Terra Prometida.

A Bíblia diz, em Deuteronômio 1:21, que Deus tinha uma terra para o povo de Israel, e os instrui a tomar posse dela. E essa terra era a terra de Canaã, terra de fartura, prosperidade, terra da Promessa!

Ali, no Egito, o povo de Israel era mantido escravo pelos egípcios, vivendo em completa escassez.

Moisés, firme na promessa do Senhor, levantou alguns espias para averiguarem a terra prometida. Durante 40 dias, estes espiaram a terra, e ao voltarem, suas atitudes e suas palavras estavam regadas de murmuração, incredulidade. Afirmaram que nunca conseguiriam possuir a terra, pois era um trajeto difícil, árduo. E ainda disseram que, mesmo se conseguissem chegar, iriam ser devorados pelos gigantes.

E esses homens fizeram todo o povo pecar. Contaminaram a todos com as suas atitudes.

E durante o trajeto a Canaã, o espias desejaram levantar um novo general, para assim, voltar ao Egito, a terra da escravidão. Se rebelaram contra Moisés, o líder do povo, e se tornaram "cegos" diante da visão da promessa.

O Senhor, vendo tudo isso, tanta reclamação, dúvida e incredulidade, se voltou ao povo de Israel e disse que os 40 dias que o povo passou, espiando a terra, se tornariam 40 anos. Por 40 anos, o povo iria vagar pelo deserto, e iria conhecer o afastamento do Senhor. Iriam vagar, andar, se cansar, e morreriam no deserto, longe da presença do Senhor! Toda geração que ali estava iria perecer no deserto, e nunca, nunca conheceriam a terra prometida, terra de azeite e mel. Os filhos dessa geração, apenas eles, iriam subir, possuir a terra que Deus tinha por herança a eles.

Todo esse contexto, deve nos levar a questionar como temos agido diante da promessa. Pra cada um, Deus tem uma promessa, uma terra a ser conquistada, entretanto, existem coisas que nos fazem perder a visão da promessa. Uma dúvida, um pensamento incrédulo, um "olhar pra trás". Essas são algumas barreiras que nos impedem de prosseguir.

Os nossos 40 dias acabaram. Não queira, não deseje passar 40 anos no deserto, vagando, longe da presença do Senhor.

Não almeje voltar ao Egito, terra de escravidão. O saudosismo ao seu passado, aos desejos carnais... anule isso! Não olhe para o mundo, ansiando pelo o que ele tem.

Olhe para frente, para a promessa, para o tesouro, para a boa terra que Deus tem pra você por herança.


Em Êxodo 13:21, diz: "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite".

O Senhor estava com um povo de Israel, numa coluna de nuvem os guiando, e numa coluna de fogo os iluminando.

Veja, todos os dias, a nuvem de glória que te acompanha, a coluna de fogo que te ilumina. Que você tenha a clareza que o Senhor tem te sustentado com o seu maná, com o que há de melhor! Agradeça pela graça, cuidado, aconchego que Ele tem te dado.

Não sinta saudades do Egito. Este é um novo tempo, um novo odre, é uma nova terra. Terra de delícias, de fartura. É pra essa terra que o Senhor quer te levar. Sobe, possui!

"Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR Deus de teus pais; não temas, e não te assustes". Deuteronomio 1:21

                                                                              @ Lorena Silva Pereira

6 comentários:

luiz alfredo disse...

Nao seriam o pancadão gospel, o eletronico, o rock, o funk, as danças, as ministrações modernas, os shows (ou, ministrashows) uma manifestação da saudosísmo do Egito?

Ou será que eu to me embaralhando "geral" aqui?

no mais, auhauhahu SOBE E POSSUI!

POSSUI!

Lorena Silva disse...

ahahahha Sim sim! Não quis ser tão específica. Cada um possui seu próprio "egito".
O "Egito" é muito relativo.

âniiii disse...

Deus é maravihoso minha genteeee... hhahahh
sabe quando você quer passar só pra comentar
- Deus é lindo

pois é
bye

luiz alfredo disse...

"passar só pra comentar" é desculpa de desocupado-fanático!
UAHUAUHA
AAHUAHUAUH

Servo-que-é-servo fala a verdade na lata nua e crua!

âniiiii disse...

dizer que passar só pra comentar é desculpa de desocupado-fanático é desculpa de desocupado-fanático hein! ( o que é a vida se não uma sucessão de fatos sem sentido?)
O post da Loris ta excelente,estava pensando nisso esses dias , sobre saudades do Egito, e meu comentário é: A mulher de Ló olhou pra trás e virou ESTÁTUA DE SAL.
Quanto aos ritmos mundogospeis, ainda não tenho opinião formada , então ausento-me a sabedoria do tolos de permanecer calada!
No mais,que Deus continue no comando disso aqui,sem mais delongas

luiz alfredo disse...

Sem mais delongas