10.2.11

Sabedoria

Ontem a noite, peguei meu celular e digitei a seguinte SMS:
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Pronto. Mensagem enviada, recebida e lida... mas não sei se devidamente interpretada... a gente nunca tem como saber completamente, né?

Uma vez estava estudando a diferença entre medo e temor, e percebi que o temor gera obediência, que vem através do amor, diferente do medo.
Quando uma mãe fala pra sua filha - Menina, vai arrumar esse quarto. A criança pode simplesmente (não que ela deva) juntar todas as roupas, brinquedos e tralhas dentro de seu guarda-roupa e fechar a porta. Vualá. O quarto esta lindo e arrumado, ela ESCONDEU da mãe sua desorganização e PROVISORIAMENTE resolveu o problema.O medo de levar umas palmadas foi maior do que o entendimento que um quarto organizado é um melhor lugar para se viver.
Eu mesmo já fui essa menina por muito tempo, e quando falo assim, digo não só do guarda-roupa , mas de vida. Por quanto tempo andei vagando procurando soluções provisórias para meus problemas, mas o guarda-roupa do meu quarto e na minha vida sempre continuava uma bagunça.

Quando a Palavra fala em Provérbios 1:7 que temor do SENHOR é o princípio do conhecimento e que os loucos desprezam a sabedoria e a instrução ela quer dizer, eu creio, que todo aquele que busca o conhecimento e a sabedoria(o conhecimento em ação,prático) devem PRIMEIRO buscar temer ao Senhor.
É triste ver como relacionamentos pseudo-cristãos ainda contam com filosofias baratas e psicologias humanas e muitas vezes DEMONÍACAS.Se as pessoas realmente creem na Palavra aí esta a chave: TEMOR DO SENHOR.

Exemplo: alguém pode até não concordar com tudo que seu pai diz ou faz, mas deve amá-lo e respeitá-lo pois a Bíblia, que é a Palavra, e nos leva ao TEMOR DO SENHOR, nos diz que devemos honra a nossos pais, e em cima disso há até uma promessa de longa vida aqueles que os honram.

Mais a frente, ainda no livro de Provérbios, esta escrito: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (capítulo 9, verso 10). Porque primeiro ele fala de conhecimento e sabedoria, e depois de sabedoria e conhecimento, porque inverte as ordens? E porque no começo do livro ele fala ANTES do conhecimento?

Uma vez disse e repito: De nada serve  um manual de micro-ondas dentro de uma gaveta pegando poeira. Se ele não for lido , e PRATICADO, será apenas um monte de papel, e por mais que você "fuçe" , só vai usufruir de todas as funções do microondas se LER o que ele é capaz de fazer, pra quando preciso saber usar cada botão da maneira certa, pra função certa. Assim somos nós, de nada adianta sermos DOUTORES DA LEI, se não a praticarmos. Jesus veio para mostrar COMO se praticar os mandamentos, como VIVER aquilo....

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10

Que você possa ter uma vida de entrega, oração e TEMOR do  Senhor. Em nome de Jesus.


                                                                       @ Âniger Sachetti Santana

2 comentários:

Anônimo disse...

o temor do Senhor é o responsavel por nao fazermos coisas que talvez homens nao veriam, mas que o Senhor esta vendo! :)

aniiii disse...

anonimo , identifique-se por favor ! hehe